sábado, 13 de marzo de 2010

A resposta de Pedro e a cançao de Paul...


Nao, eu nao quero só milagres...
Quantas vezes cantamos isso, mas nao vivemos...
Esses dias ouvi uma pregaçao que me mostrou que essa é uma velha realidade... Ha uns 2000 aninhos atraz os discipulos tinham esse mesmo problema: A dificuldade em querer buscar a face de Jesus e nao somente suas bençaos... Voce deve lembrar dessa historia, mas talves nao lembre como ela termina... Em marcos capiluto 8, conta que Jesus estava ensinando para uma multidao, eles estavam em um campo, escutanto o que esse galileu que até os 30 nao era conhecido por quase ninguem, tinha pra dizer, as Palavras dele eram fortes e penetravam até a alma, confrontando o estilo de vida que eles, como judeus levavam há milhares de anos... tudo o que Jesus falava era muito bonito e penetrante, mas o povo tinha um certo incoveniente, A FOME. Eles estavam a tres dias sem comer, e Jesus sabia disso, entao o mestre comenta com seus discipulos: puxa... eles devem estar com fomé né? tres dias em jejum... e ainda têm uma longa caminhada até voltar pra casa... até que um dos discipulos ( a biblia nao diz quem, quem sabe para preservar a imagem do individuo) pergunta: "De onde pode vir alguem satisfaze-lo de pao aqui no deserto?"(mc 8.4) Acho que se eu fosse Jesus lhe diria: Ta falando com Ele... ou quem sabe se eu fosse Jesus seria mais paciente com as pessoas, como Ele foi nessa hora, simplesmente ignorou a duvida no ar e começou a agir, perguntou o que tinham, 7 paes, mandou todos sentarem, viu que tambem haviam uns peixinhos, deu graças, repartiu a todos, todos comeram, e.. ufa! ainda sobraram 7 cestos pra levar na viajem... Os discipulos ja tinham visto essa cena antes, alguns dias atraz, quanto seu Mestre tambem havia multiplicado os 5 paes e dois peixinhos que um menino havia levado, mas isso nao deixou que eles perdessem a chance de se maravilhar com o Milagre.
Mas a historia nao pára por aqui, Jesus e os discipulos decidem voltar pra casa de barco e os esquecidos dos discipulos esquecem de levar pao, como se nada tivesse acontecido antes, eles comecam a se preocupar, e se perguntar o que fariam, Jesus, conhecendo o coraçao deles, simplesmente nao acredita que depois de haverem vivido dois milagres de multiplicaçao, eles ainda duvidem (ta se identificando? Eu tambem),,,Bom, pra resumir um pouco a historia, mais tarde Joao conta que Jesus explicava aos discipulos que Ele era o pao da vida, diferente do pao que ele lhes havia multiplicado, diferente do maná no deserto, e que os discipulos deveriam encontrar Nele o verdadeiro pao para saciar sua fome, "Dura é essa Palavra" rosnaram alguns que O seguiam, e se foram, desistiram... Quem sabe pensavam: Deixa ver se entendi, Ele quer dizer que nao posso buscar só os milagres? Que Ele é o principal? que nem sempre havera uma super multiplicaçao? Em nossos dias diriam: Quer dizer que nem sempre minha conta bancaria vai estar cheia? Que nem sempre vou poder comer a comidinha da mamae? Quer dizer que Ele é mais importante que meu sucesso e minha prosperidade?
Sim, essa Palavra era dura para eles, e é dura para essa geraçao...
Jesus sentiu a dor da perda, quando viu alguns darem as costas e sairem... e essa é a dor que percebemos em Suas palavras quando Ele diz aos discipulos: Voces tambem querem ir? Voces tambem vao me deixar?Voces sao como eles, que me buscavam somente pelo que eu posso fazer por voces? Felizmente Pedro lhe dá uma resposta, que pra mim, é o versiculo mais lindo da biblia: " Para quem iremos nós? Só Tu tens as palavras de vida eterna" ( Jo 6: 68)... Creio que essas palavras geraram calma ao coraçao do Messias, Ele sabia que Pedro nao tinha mesmo pra quem ir, que ele ( assim como nós) eram um pobre coitado, e que sem Ele nada poderia fazer, mas saber que ele havia entendido aquilo, foi bom demais pro coracao de Jesus.
Vou encerrar contando a Historia que ouvi numa pregaçao um dia desses: Conta-se que Paul Young, na China... Havia sido chamado por Deus para evangelisar este pais, em pouco tempo tinha consigo muitos seguidores e um grande apoio a sua missao, mas chegou um tempo em que tudo se tornou mais dificil, a perseguiçao começou para eles, suas mulheres foram sequestradas e um dia eles tiveram que fugir para nao serem mortos... Neste dia estavam em um lugar deserto, e fazia muito frio, eles estavam cansados, com fome e nao tinham para onde ir... o silencio pairava, e todos estavam sem suas familias, derrepente de um a um, começaram a dizer: Nao aguento mais, vou desistir, isso é duro demais pra mim... Paul pensou um minuto e respondeu: Se voces quiserem ir, podem ir... voces nao sao obrigados a estar aqui.. novamente o silencio que nao parecia ter fim... é interrompido por uma cançao que brotou do coraçao do Deus naquele dia, Paul começou a cantar baixinho: Estou seguindo... a Jesus Cristo... Desse Caminho, eu nao desisto, estou seguindo... a Jesus Cristo, atraz nao volto.. Nao volto nao!
Sei que escrevi muito e quem sabe voce esteja com muitas coisas para fazer hoje, mas peço que voce considere essa mensagem, nem sempre os milagres vao acontecer, nem sempre vao haver curas e igrejas lotadas, sempre vai ser agradavel seguir ao mestre... E quando tudo for mais dificil do que voce imaginava e pensar que ja nao conseguirá seguir esse Caminho, quando tudo parecer perdido e voce pensar que é duro demais ser cristao, Lembre-se das palabras de Pedro, e da musica de Paul... Voce nao tem para quem ir, voce nao tem outro caminho, ninguem mais nesse mundo comprou com o proprio sangue sua vida eterna... Siga a Jesus Cristo! Nao desista Desse caminho, nao volte pra traz, nao volte nao!

miércoles, 3 de marzo de 2010

Uma heroina em meio aos escombros

Chile, 03 de marzo de 2010.

O dia 27 de Fevereiro, nunca sairá da lembrança dos Chilenos e dos extrangeiros que vivem aqui. Nesse dia, acordei com os gritos de minha sogra dizendo: liguem a televisao! Aconteceu uma tragedia!
Minha preguiça, ou talves indiferença, permitiu que ainda assim eu ficasse na cama, somente pensando no que teria acontecido. Logo depois, fui ver o que havia passado. Um Terremoto! Nada menos que 8,8 graus na escala Richter que sacudiram 7 regioes(estados) que dormiam. Familias de todo o pais, até hoje, estao sem noticia dos seus familiares, casas, ruas, pontes, carros, predios, totalmente destruidos e uma multidao sem casa, sem comida e sem consolo.
No dia Seguinte, aconteceu o que muitos estao chamando de Segundo Terremoto, o imenso abalo de saqueadores, delinquentes ou simplesmente de pessoas desesperadas por comida, que decidiram invadir os supermercados, e roubar tudo que viam pela frente.
Diante de tanta tragedia, de tantas más noticias. Fui surpreendida por uma historia de fé e coragem:
Ela se chama Martina, tem apenas 12 anos e ja é considerada uma Heroina no meio do caos. Martina vive numa ilha, no sul do Chile, chamada Juan Fernandes. Essa ilha somente sentiu um leve tremor de terra, e sequer preocupava os moradores da Ilha, nao obstante, Martina sentiu o tremor na madrugada, e correu até a janela de sua casa para ver o mar. Entao Percebeu que este estava mais agitado que o normal, e que os barcos se chocavam entre si. Martina foi correndo avisar a seu pai, que é da policia, mas este descartou a ideia. Ainda assim, ela saiu na madrugada e foi até a praça da cidade, e tocou uma sirene que está no centro da praça justamente como alerta de possiveis catastrofes. O pequeno povoado da ilha se desesperou e saiu correndo aos lugares altos da cidade, minutos depois, uma enorme onda, entraria bruscamente 300 metros adentro, acabando com a praça, a prefeitura, e centenas de casas. Graças a corajem de Martina, o pior nao aconteceu e cerca de 700 pessoas sairam com vida.
Desde que ouvi essa historia, me tornei admiradora oficial de Martina. Ela foi atenta, perspicaz, ela quebrou os protocolos, ela foi corajosa, tudo isso porque ela sabia que o mar estava muito agitado, ela sabia que o pior poderia acontecer, e ela SABIA que poderia fazer algo. E Fez!
O mundo em que vivemos já nao é o mesmo. Ouvimos e vemos noticias pessimas todos os dias, guerras, mortes, terremotos, tragedias e catastrofes. Mas o mais triste de tudo isso é que as pessoas tambem ja nao sao as mesmas. Estamos indiferentes, apaticos, como maquinas, trabalhamos todos os dias, comemos, dormimos, vamos a igreja, voltamos a trabalhar, comemos, dormimos e por aí vai. Os dias passam, e parece que Deus está sempre tentando chamar nossa atençao, dizendo: Ei! Acorda, faz alguma coisa! voce pode, voce conhece a verdade sobra essas situacoes, voce sabe que o "mar" ja nao é o mesmo, e que o pior pode acontecer.
Vejo um Deus que tenta nos alertar, e o que Ele mais quer é que sejamos como MArtina, que tenhamos a ousadia e corajem de ir até a praça, de nos expor, e de preocuparmos com o que está por vir. Devemos tocar a sirene do IDE e gritar para esse mundo que eles podem ir aos lugares altos, que as tragedias podem acontecer, mas eles podem ser salvos de tudo isso.
Todos nos sabemos que Cristianismo exige riscos, devemos nos arriscar, pode ser que as pessoas acordem de seus sonhos e se salvem, mas se elas escolhem ficar dormindo, ainda assim vamos a ter a paz de saber que cumprimos nosso papel na sociedade.