viernes, 21 de mayo de 2010

Deus em mim?

Tenho que escrever... minha cabeça está explodindo de pensamentos e preciso colocar tudo no papel.. ou melhor, aqui mesmo...No Blog.
Estou lendo um livro muito bom, é bem conhecido e talvez voce já o tenha lido, se chama: Decepcionado com Deus, de Philip Yancei. Quando me propuz a ler este livro pensei que fosse mais um livro de auto-ajuda-cristao e que tivesse frases do tipo: Se voce esta decepcionado com Deus é porque ainda nao O conhece... Ou, Deus nao erra, mas voce sim.
Nao que eu já tenha me sentido decepcionada com Deus, mas como qualquer cristao, ou crente que Ele existe, ja passei por situaçoes em que pensei: Porque Deus está calado? Porque Deus simplesmente nao se revela como o "poderoso em batalhas" e me tira desse sufoco?E me decepcionei pelo fato de saber que Ele poderia fazer tudo, e nao fez nada.
Lendo esse livro pude perceber que muitas vezes Deus age de formas tao diferentes às nossas expectativas, simplesmente para provar a nossa fé, aprendi que a fé genuina nao vem dos super milagres, nem das vezes em que Deus está no Monte Sinai se revelando atraves de um tao grande poder que só um Moises pode chegar perto, a verdadeira fé, vem quando passamos por situacoes onde nao podemos ver nem tocar, mas temos a certeza de que Deus vai fazer algo, e esse algo vai ser para o meu bem. E essa é a fé que Deus procura em nós. Dessa fé depende a nossa salvaçao.
Pense naquele homem que ha 38 anos estava esperando poder entrar nas aguas que se moviam para ser curado e poder andar, essa historia é linda, Jesus vem, e sem que ele enfrentasse alguma fila ou que sequer precisasse entrar na agua, e esperar o anjo, Jesus o diz: levanta, pega a tua cama e anda... o homem faz exatamente como solicitado e é exatamente curado! Mas voce ja se perguntou porque Jesus nao curou as centenas de pessoas que tambem estavam esperando por um milagre? Porque Jesus simplesmente saiu, como que timido e escondido e deixou com que aquelas pessoas continuassem no sofrimento? Agora entendo, que Jesus sabia que a fé nascida de milagres pode ser uma fé superficial.
Muitos ateus, dizem: se Deus existe porque Ele simplesmente nao muda esse mundo? Por que Ele simplesmente nao se revela, nao aparece?
Deus poderia fazer isso, inclusive, Deus ja fez isso... Voltando as monte sinai, voce deve lembrar como Deus "era" ou melhor, Estava, como o povo de Isrrael. Naquele tempo, ninguem se preocupava com a vontade de Deus, ninguem se perguntava onde estava Deus, nem duvidava de que Ele existisse... Deus mandava o maná quando eles tinham fome, Deus os guiava com uma coluna de fogo durante a noite e uma nuvem de dia.. Deus tinha seus encontros pessoais com Moises, e todos sabiam que era Ele quem estava naquele monte, ninguem ousava em chegar perto... Deus, naquele tempo realizou o anelo de qualquer ateu ou cristao em duvida, e todos tinham uma certeza: DEUS EXISTE.
Mas, voce tambem deve se lembrar de um dia em que Ele estava dando seus conselhos a Moises, e enquanto Moises estava no monte da gloria, o povo.. esse mesmo povo escolhido e guardado por Deus estava lá embaixo, se prostituindo e adorando outros deuses, que eles sequer conheciam... isso é mais uma prova de que Deus sabe que nao adiantaria Ele aparecer a este mundo corrupto, o mundo em que vivemos ainda seria corrupto.
A parte que eu to lendo do livro, é a que mais tem me chamado a atencao. Resumindo, Deus no povo de Israel se revelava quase que cara a cara e com muitos extraordinarios milagres, depois ele se humilhou a forma de homem e sofreu as dores e as humilhacoes que nosso mundo "oferece"... mas e agora? onde está Deus?
Ele ja nao está na sarça ardente, nem no holocausto de Elias, Ele nao está pessoalmente na terra, atravez do Seu Filho Jesus, revelando Seu amor e compaixao, entao, onde Deus está?
Ele está em nós!
Ele esta em algo chamado igreja, e isso significa... ai... como posso explicar!
O Deus do universo, está em nós!
Isso significa o pior tipo de humilhaçao que um Deus (que O Deus) pode sofrer... Voce ja parou para pensar que Ele se arrisca estando em nós?
Imagine, voce contando uma mentira, é como se Deus estivesse contando essa mentira!
Deus decidiu compartilhar sua identidade com agente, simples e mediocres seres humanos! O mundo julga a Deus por aqueles que levam o Seu nome.
Isso é muito forte, e, se olhamos para os cristaos(cristao significa pequeno cristo!) sentados a nossa volta nas igrejas, se paramos para pensar na igreja num sentido mundial, isso dá tristeza!
Pastores roubando de servos fieis, o numero de divorcios acontecendo, o mal testemunho dos cristaos de um modo geral... E o mundo nos ve, e só tem num sentimento: decepçao!
Eu me coloco nesse rol, de cristaos decepcionantes, ja cometi tantos erros, e nunca tinha tomado sobre mim essa responsabilidade, nunca tinha pensado em Deus antes de falar, antes de agir!
Tampouco tenho pensado em Deus quando devo fazer algo, quando devo amar as pessoas, ou quando devo fazer mais por elas do que elas esperam, eu, Ana Paula, nao tenho cumprido meu papel de Deus (nossa que louco!) como deveria... Por isso digo que essa é a forma mais humilhante que Deus escolheu de se revelar ao mundo. E, se tomassemos isso em serio, entederiamos as palavras de Paulo:"Porque a ardente expectativa da criaçao aguarda a manifestaçao dos filhos de Deus"(Rm 8:19)O Universo inteiro aguarda o momento em que os filhos de Deus, os que sao chamados pelo Seu nome, se manifeste ao mundo!
E agora? O que faremos diante dessa Verdade? Seguiremos nossas vidas, agindo conforme a este mundo? Seguiremos como os cristaos mediocres que temos sido e continuaremos envergonhando a Deus? Ou tomaremos de uma vez por todas nosso papel de embaixadores de Cristo, de levar a imagem de quem Deus é a um mundo que o procura em nós, mas nao O encontra?
Eu quero mudar, eu quero ser diferente e estou disposta a conhecer mais a esse Deus pelo qual eu fui salva e quero que as pessoas me vejam e nao se decepcionem com Ele.