miércoles, 3 de marzo de 2010

Uma heroina em meio aos escombros

Chile, 03 de marzo de 2010.

O dia 27 de Fevereiro, nunca sairá da lembrança dos Chilenos e dos extrangeiros que vivem aqui. Nesse dia, acordei com os gritos de minha sogra dizendo: liguem a televisao! Aconteceu uma tragedia!
Minha preguiça, ou talves indiferença, permitiu que ainda assim eu ficasse na cama, somente pensando no que teria acontecido. Logo depois, fui ver o que havia passado. Um Terremoto! Nada menos que 8,8 graus na escala Richter que sacudiram 7 regioes(estados) que dormiam. Familias de todo o pais, até hoje, estao sem noticia dos seus familiares, casas, ruas, pontes, carros, predios, totalmente destruidos e uma multidao sem casa, sem comida e sem consolo.
No dia Seguinte, aconteceu o que muitos estao chamando de Segundo Terremoto, o imenso abalo de saqueadores, delinquentes ou simplesmente de pessoas desesperadas por comida, que decidiram invadir os supermercados, e roubar tudo que viam pela frente.
Diante de tanta tragedia, de tantas más noticias. Fui surpreendida por uma historia de fé e coragem:
Ela se chama Martina, tem apenas 12 anos e ja é considerada uma Heroina no meio do caos. Martina vive numa ilha, no sul do Chile, chamada Juan Fernandes. Essa ilha somente sentiu um leve tremor de terra, e sequer preocupava os moradores da Ilha, nao obstante, Martina sentiu o tremor na madrugada, e correu até a janela de sua casa para ver o mar. Entao Percebeu que este estava mais agitado que o normal, e que os barcos se chocavam entre si. Martina foi correndo avisar a seu pai, que é da policia, mas este descartou a ideia. Ainda assim, ela saiu na madrugada e foi até a praça da cidade, e tocou uma sirene que está no centro da praça justamente como alerta de possiveis catastrofes. O pequeno povoado da ilha se desesperou e saiu correndo aos lugares altos da cidade, minutos depois, uma enorme onda, entraria bruscamente 300 metros adentro, acabando com a praça, a prefeitura, e centenas de casas. Graças a corajem de Martina, o pior nao aconteceu e cerca de 700 pessoas sairam com vida.
Desde que ouvi essa historia, me tornei admiradora oficial de Martina. Ela foi atenta, perspicaz, ela quebrou os protocolos, ela foi corajosa, tudo isso porque ela sabia que o mar estava muito agitado, ela sabia que o pior poderia acontecer, e ela SABIA que poderia fazer algo. E Fez!
O mundo em que vivemos já nao é o mesmo. Ouvimos e vemos noticias pessimas todos os dias, guerras, mortes, terremotos, tragedias e catastrofes. Mas o mais triste de tudo isso é que as pessoas tambem ja nao sao as mesmas. Estamos indiferentes, apaticos, como maquinas, trabalhamos todos os dias, comemos, dormimos, vamos a igreja, voltamos a trabalhar, comemos, dormimos e por aí vai. Os dias passam, e parece que Deus está sempre tentando chamar nossa atençao, dizendo: Ei! Acorda, faz alguma coisa! voce pode, voce conhece a verdade sobra essas situacoes, voce sabe que o "mar" ja nao é o mesmo, e que o pior pode acontecer.
Vejo um Deus que tenta nos alertar, e o que Ele mais quer é que sejamos como MArtina, que tenhamos a ousadia e corajem de ir até a praça, de nos expor, e de preocuparmos com o que está por vir. Devemos tocar a sirene do IDE e gritar para esse mundo que eles podem ir aos lugares altos, que as tragedias podem acontecer, mas eles podem ser salvos de tudo isso.
Todos nos sabemos que Cristianismo exige riscos, devemos nos arriscar, pode ser que as pessoas acordem de seus sonhos e se salvem, mas se elas escolhem ficar dormindo, ainda assim vamos a ter a paz de saber que cumprimos nosso papel na sociedade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario